,,,,,
Oturum aç
Derslerine Başla
Oturum aç
kaydol
LIM Dersleri Blogu
Como Conseguir Uma Boa Nota No Toefl Test Of English As A Foreign Language
Como conseguir uma boa nota no TOEFL (Test of English as a Foreign Language)
12 Eyl 2019 / Portekizce / 12 dakika okumak

O TOEFL (Test of English as a Foreign Language) é um exame de proficiência da língua inglesa que avalia o nível que uma pessoa consegue se expressar no idioma. Atingir uma boa pontuação no teste pode garantir oportunidades em renomadas universidades ou até mesmo uma vaga de emprego em uma empresa multinacional.

Por isso é importante se preparar bem antes de fazer o teste. Mas engana-se quem pensa que apenas estudar basta, pois, conhecer a estrutura do teste é imprescindível para conseguir uma boa nota.

Confira os passos para se preparar para cada uma das etapas do exame e atingir o resultado desejado:

 

Passo 1: escolher a prova

Existem diferentes modalidades de provas do TOEFL, que são aplicadas em situações específicas:

  • Primary Test e Junior Test: são testes voltados para crianças com idades entre 8 e 11 anos de idade;

  • ITP (Institutional Testing Program): serve para medir o nível de inglês por motivos pessoais ou no contexto escolar;

  • IBT (Internet Based Test): é a modalidade para quem quer para trabalhar ou estudar no exterior. É aceito em mais de 30 países e suas questões permitem verificar se o candidato é ou não fluente na língua inglesa.

 

 

Passo 2: fazer a inscrição

Nesse momento é importante lembrar de marcar a prova com antecedência, pois ela exige um bom tempo de estudo para se preparar. Um tempo considerado bom para o preparo é de três a seis meses.

A inscrição para o TOEFL pode ser feita por telefone, por correios ou pelo site oficial do teste e o valor da taxa é de cerca de U$ 215 dólares americanos.  a inscrição online é o método mais simples e você pode escolher aonde realizar o teste e ver quais datas estão disponíveis, pois elas variam de acordo com a cidade. 

O exame acontece mais de 50 vezes por ano e pode ser refeito quantas vezes o candidato quiser, desde que obedeça a um intervalo de 12 dias.

Mesmo sendo online, o candidato precisa realizar o exame em um centro aplicador, não sendo possível realizá-lo de casa.

 

Passo 3: fazer um planejamento de estudos

Prova escolhida, inscrição paga, agora é a hora de colocar a mão na massa! Para atingir bons resultados, é recomendável fazer uma estratégia e unir as metas de estudos aos hábitos diários. Organize um calendário e planeje seus estudos de acordo com os dias que faltam antes da prova e vá anotando as suas dificuldades. Não estude a mesma coisa todos os dias, intercale alguns dias lendo artigos acadêmicos e notícias, outros dias pratique habilidades de audição, como por exemplo assistir a documentários, filmes e séries com legendas em inglês. Realizar simulados também é importante pois proporcionam mais segurança e ajudaram a controlar melhor o tempo. É necessário treinar a sua capacidade de sintetizar ideias e expor argumentos. Além disso, é preciso ser rápido e conciso, lembre-se de não passar muito tempo em um só exercício na hora da prova. Repita os exercícios em casa, sempre com o cronômetro ao lado e faça anotações, seja para o speaking, listening, reading ou writing. É importante estar em contato com o idioma constantemente, e não apenas na hora de estudar.

Por isso, é recomendável ter um suporte para melhorar ainda mais o domínio do inglês antes de realizar o exame e uma ótima opção é investir em curso de inglês online. No curso LIM Lessons os alunos têm acesso a materiais e professores capacitados que irão ajudar a atingir um excelente desempenho.

 

Passo 4: conhecer a estrutura da prova

 

Estrutura do TOEFL IBT

O TOEFL IBT é dividido em 4 partes e para cada uma delas existe um tempo máximo de duração que pode ser acompanhado pelo candidato em um cronômetro localizado no canto superior direito da tela. A contagem é feita de forma regressiva e, ao chegar no zero, o sistema fecha a tela de perguntas e informa que a próxima parte irá iniciar em breve, independentemente de o candidato ter terminado ou não. 

 

As etapas são:

  • Reading - Consiste de 3 a 4 trechos de textos e tem por volta de 12 a 14 perguntas sobre cada um deles. Os assuntos são relacionados ao ambiente acadêmico. Portanto criar o hábito de ler artigos e notícias em inglês de veículos como New York Times e BBC é uma ótima opção para se preparar.

A seção de Reading é onde se tem que tomar mais cuidado com o tempo. Enquanto se responde às questões, o texto continua aparecendo do lado da tela, então pode ser mais eficiente ler primeiro as perguntas e depois recorrer ao texto pra buscar as respostas.  A velocidade ideal é por volta de 1 minuto e 20 segundos por questão. Por isso, nesse momento utilizar a técnica de skimming, que consiste em ler o texto superficialmente para detectar apenas o assunto, é uma ótima opção, já que não dá tempo ler os textos por completo e depois responder as perguntas.

  • Listening - No listening, os áudios são de academic lectures, e podem ser de dois tipos: em que só o professor fala e em que os alunos também falam. O tempo total pra a seção varia de 60 a 90 minutos. São de 4 a 6 lectures de 3 a 5 minutos de duração com 6 perguntas por lecture. Depois, tem de 2 a 3 conversas, de 3 a 5 minutos de duração com 5 perguntas por conversa.

As perguntas podem ser sobre o assunto dado na aula pelo professor, como se registrar na biblioteca, como resolver um problema relacionado à escolha das disciplinas pra cursar, por exemplo. A dica é treinar muito ouvindo músicas em inglês, filmes e séries, antes da prova!

  • Speaking - No speaking, são seis questões e tem 20 minutos de duração. As duas primeiras são de opinião pessoal, onde ser deve falar sobre um assunto que eles especificarão. Já as 4 perguntas seguintes são feitas com base em um áudio ou texto. Em geral, o candidato deve resumir o que foi dito e dar sua opinião a respeito. Um ponto importante dessa seção é que o candidato não fala com uma pessoa, como em diversos outros testes, e sim com um computador. E, na hora de responder às questões orais, se fala no microfone ao mesmo tempo em que os outros test-takers também falam ao lado. Portanto, é muito recomendado pensar bem antes de falar, anotar as ideias e tópicos e falar com calma para não se atrapalhar! A dica é treinar antes, praticando em voz alta, gravando e cronometrando as respostas.

  • Writing - O tempo total do Writing é de 50 minutos e consiste em elaborar duas redações. A primeira tem 20 minutos de duração máxima, que deve ser baseada em um texto um trecho de áudio e deve conter entre 150 e 225 palavras. O segundo texto a ser elaborado é uma redação de opinião, onde se deve concordar ou discordar, comparar, ou escolher entre duas opções. Essa deverá ter entre 300 e 350 palavras e de 4 a 5 parágrafos.  O candidato deverá ser capaz de sustentar sua opinião a cerca destes temas por escrito. Assim como em português, em inglês não é diferente, portanto, uma boa redação deve ter organização de ideias, bons argumentos, estrutura gramatical e poucos ou nenhum erro de ortografia. Portando, novamente, a dica é ler MUITO em inglês, para enriquecer o vocabulário.

 

Pontuação

Se você for entrar em uma instituição específica, procure saber qual é a nota mínima que ela exige para aceitar inscrições ou ainda a nota média que os alunos que ingressaram tiveram. 

No TOEFL IBT, a pontuação é determinada por seção do teste, sendo que cada parte vale 30 pontos, totalizando 120, que é a nota máxima no TOEFL IBT. Segundo o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas, se o candidato conseguir uma pontuação no TOEFL iBT entre 57-86, isso é equivalente a ter um nível B1 em Inglês, ou seja, nível intermediário. Uma pontuação entre 87-109, é semelhante a ter o nível B2, intermediário maior. Marcas entre 110-120 equivalem ao nível C1, que já é um nível avançado.

 

 

Estrutura do Primary Test e Junior Test

Na modalidade Primary, são aplicados três tipos diferentes de testes: o TOEFL Primary Reading and Listening Test - Step 1, que é um teste de proficiência de writing e listening, destinado a jovens estudantes nos estágios iniciais de inglês, o TOEFL Primary Reading and Listening Test - Step 2, que também mede a proficiência de listening, mas é destinado a jovens estudantes que já têm algumas habilidades em inglês, e o TOEFL Primary Speaking Test, que mede a proficiência no Speaking e é indicado para jovens estudantes em vários níveis de proficiência em inglês.

Já na modalidade Junior, existem dois tipos de testes: o TOEFL Junior Standard e o TOEFL Junior Speaking. A opção Standard é dividida nas três seções a seguir:

  • Listening: abrange 42 questões para serem respondidas em até 40 minutos, somando de 200 a 300 pontos na média final;

  • Language Form and Meaning: com 42 questões que devem ser respondidas em até 25 minutos, somando de 200 a 300 pontos na média final;

  • Reading: também com 42 questões e duração de 50 minutos, que somam de 200 a 300 pontos na média final.


Pontuação

No total são 126 questões para serem resolvidas em até 1h55, podendo somar até 900 pontos. Na opção Speaking, o estudante tem 18 minutos para fazer a prova de maneira digital, tendo que responder quatro questões com pontuação que varia de 0 a 16.

 

Estrutura do TOEFL ITP

O TOEFL ITP é realizado em papel, em vez de um sistema digital. Essa modalidade abrange apenas três sessões, sendo que todas as questões são de múltipla escolha. São elas:

  • Listening: mensura a habilidade do candidato em entender o Inglês falado em situações de faculdades e universidades. Consiste em 50 questões para responder em 35 minutos. Pode ser ouvido somente 1 vez, por isso, é importante não perder a concentração.

  • Structure & Written Expression: mensura o reconhecimento do candidato em selecionar pontos de estrutura e gramática dentro dos padrões do inglês escrito. Esta seção é dividida em 2 partes: escolha da melhor alternativa que completa a frase e reconhecimento de erros. O candidato precisa conhecer bem a gramática para olhar a pergunta e saber o que encaixa na questão. Não há tempo para ficar pensando muito (lembrando que são 40 questões para serem respondidas em 25 minutos).

  • Reading: Nesta seção que tem duração de 55 minutos, há 5 textos com 10 perguntas para cada texto. O conteúdo é acadêmico, pode ser parte de um texto de história, biologia, geografia, entre outros assuntos. Não é necessário conhecer previamente nenhum assunto específico, pois todas as respostas se encontram no próprio texto.

 

Pontuação

A modalidade do TOEFL ITP (Institutional Testing Program) atribui uma pontuação numérica onde os resultados vão de 310 a 677 no nível 1 e, no nível 2, variam entre 200 e 500 pontos.

 

 

Duração e validade do TOEFL

Prepare-se para uma prova longa, pois todas as etapas do TOEFL devem ser cumpridas em até quatro horas, com um intervalo de 10 minutos. Além disso, é preciso chegar 30 minutos antes do horário marcado. O resultado é divulgado no site oficial, entre 10 e 13 dias após a realização. O teste tem validade de 2 anos após a data de sua realização.

Após se familiarizar bem com cada etapa do teste, aplicar todas as dicas acima e aliar tudo isso com aulas preparatórias, você conseguirá uma ótima pontuação no TOEFL. Através do LIM Lessons você encontra o suporte necessário para alcançar seu objetivo. No LIM, você pode contar com professores especialistas, material exclusivo personalizado e flexibilidade de horário, garantindo um aprendizado específico e de acordo com os seus propósitos. O resultado almejado será alcançado mais rápido do que imagina!

Bu gönderiyi paylaş
https://lim-assets.s3.amazonaws.com/users/profile_pictures/25/small_f072defe-74ce-458f-aaa2-9e775a44b460.jpeg
Yazar hakkında
Cintia
Native Portuguese speaker, English language learner, traveler and adventurer.
Dil öğrenmek artık daha kolay - bugün başlayın!
Şimdi zamanla
36,000+'den fazla memnun dil öğrencisine katılın!
CEFR dil yeterlilik sembolü
Ders düzeylerimiz Avrupa Ortak Başvuru Metnine uygundur
LIM Dersleri logosu
© Language in Motion LLC 2019